Como fazer um sorteio legal nas Redes Sociais

Os sorteios, ato cada dia mais utilizado em redes sociais por marcas e influenciadores para distribuir prêmios e gerar mais buzz, precisam passar por uma fiscalização para funcionar legalmente.

Seja no Instagram ou no Facebook, diariamente empresas e pessoas realizam sorteios para promover ainda mais a interação do público com a marca. O que muitos não sabem é que para sortear brindes é preciso registrar na Caixa Econômica.

– “Ué, mas todo mundo faz.”

Já ouviu aquela frase de mãe “você não é todo mundo”? Então… se aplica aqui.

Por que passar pela Caixa?

Para que o sorteio aconteça de forma legal, é recomendado passar pela fiscalização da Caixa, pois é ela quem garante a confiabilidade da promoção, apesar da maioria das pequenas marcas não seguirem esse protocolo.

Como registrar meu sorteio na Caixa?

  1. Solicite o pedido de autorização
    Acesse o link e solicite o boleto da taxa de fiscalização https://promocoescomerciais.caixa.gov.br 
    É necessário ter o Certificado Digital. Anexe a documentação necessária solicitada em cada tópico do sistema.
    Para maiores informações, acesse o manual do Canal Eletrônico.

    O Certificado de Autorização é disponibilizado automaticamente após o deferimento do processo.
    Leva cerca de 45 dias, por isso é importante se organizar.

  2. Preste contas sobre a Promoção Comercial
    Após a entrega de todos os prêmios a empresa deverá encaminhar o protocolo com a Prestação de Contas em cumprimento ao Plano de Operação autorizado, para a RE Promoções Comerciais, no prazo máximo de 30.Acesse os formulários de Prestação de Contas, para cada modalidade de promoção: http://www.caixa.gov.br/site/Paginas/downloads.aspx#categoria_925

 

Penalidades para quem não registra promoção

Quem não garantir a autorização poderá ter a página banida permanentemente, além de ser condenado a multa equivalente a 100% do valor do prêmio ou até mesmo a não realizar distribuição gratuita de prêmios pelo prazo de até 2 anos.

 

Custos

 

Saiba as regras válidas para realizar promoções no Facebook

  1. No texto, não exija das pessoas curtir e compartilhar a imagem;
  2. Não solicite check-in em sua página;
  3. Não informe uma meta de likes para a finalização da promoção;
  4. Pedir para marcar um número de amigos na imagem ou no post;
  5. Exigir marcação e comentários na imagem;
  6. O resultado da campanha deve ser postado na linha do tempo da página que foi criado o sorteio felicitando o ganhador;
  7. Não faça através do chat ou inbox.

Caso queira saber mais informações, acesse:
https://www.facebook.com/policies/pages_groups_events/

 

Prêmios que podem ser distribuídos

  • Mercadorias de produção nacional ou regularmente importadas.
  • Títulos da Dívida Pública da União e outros títulos de créditos admitidos pelo ministro da Fazenda e Planejamento.
  • Unidades residenciais em zona urbana, situadas no Brasil.
  • Viagens de turismo (deverá conter transporte residência/destino/residência, hospedagem e no mínimo uma refeição).
  • Bolsas de estudo.

 

Produtos que não podem ser promovidos

  • Medicamentos.
  • Armas e munições, explosivos, fogos de artifício ou estampido.
  • Bebidas alcoólicas, fumos e seus derivados.

 

Alguns sites utilizados para sorteio

Após seguir todos esses passos você está pronto para realizar sua promoção! 😉


Para o desenvolvimento de estratégias conosco, entre em contato:

(21) 3529-3235
(21) 98007-8090 (Derick Lemos)
contato@agenciametrica.com.br
www.agenciametrica.com.br

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