Como usar hashtag no Instagram?

Muito falada, muito usada e nem sempre compreendida.

O que é, como utilizar e quais os objetivos podemos atingir utilizando Hashtags?

Quando surgiu

A hashtag, idealizada pelo Designer Chris Messina, surgiu em 23 de agosto de 2007. Ele começou a utilizar este símbolo no Twitter para organizar suas postagens por assunto. Mas foi apenas em 2009 que a hashtag ganhou notoriedade.

Foi o Twitter que começou a transformar todos os termos que antecedem a cerquilha “#”, em links de acesso para você ler diversas postagens sobre o mesmo assunto.

E sim, cerquilha é o termo correto em português deste símbolo que hoje é chamado de hashtag. Também conhecido como “jogo da velha”, “lasanha” e “númeral”.

O que são as hashtags?

Método de agrupamento de mensagens que permite buscar um conteúdo de tema específico.

“Cada vez que alguém usa um marcador em um status, não apenas sabemos algo específico sobre aquele post, como outros também podem ver o contexto e se juntar ao canal para contribuir.” Messina.

Como utilizar

Como já explicado acima, as hashtags são utilizadas para agrupar um determinado assunto, por isso você deve utilizar apenas as que vão agregar valor ao seu conteúdo.

Dicas

  1. Use apenas hashtags relevantes

Você está usando as hashtags de maneira que você seja encontrado pelo público que deseja? Utilize hashtags específicas para o seu nicho, mas claro, observe o conteúdo da publicação e veja se ambos estão alinhados.

  1. JAMAIS use sempre as mesmas hashtags

Não use as mesmas hashtags repetidamente, isso pode ser considerado como spam pelo Instagram. SEMPRE varie de acordo com o conteúdo da foto.

  1. NÃO EDITE a legenda

Depois que você publicar a foto, nenhuma alteração deve ser feita, pelo menos nas 24 horas após publicar.

Quanto mais você tentar editar sua legenda, mais seu alcance irá cair. Então, publique sua foto com sua descrição, suas hashtags e não mude depois.

  1. Analise os resultados com os Insights da publicação

Quando você clica na informação da publicação no Instagram, você pode ver o número de pessoas atingidas através das Hashtags. Este painel é chamado de “insights”.

Isto pode te ajudar a criar novas estratégias, otimizar o uso e analisar os resultados.

  1. Não escreva tudo em uma hashtag

Não adianta utilizar uma hashtag de linguagem difícil, né? Além de ser pouco utilizada, menos pessoas irão acessar esse conteúdo.

Hashtags curtas são mais fáceis de serem compartilhadas.

  1. Não use uma hashtag por palavra

Nunca utilize #uma #hashtag #por #palavra.
Não gera engajamento e tira toda a relevância do post, pois não terá nenhum objetivo.

E aí, curtiu as dicas? Utiliza Hashtags?
Conta pra gente sua experiência! =)


Para o desenvolvimento de estratégias conosco, entre em contato:

(21) 3529-3235
(21) 98007-8090 (Derick Lemos)
contato@agenciametrica.com.br
www.agenciametrica.com.br

 

No Comments

Cancel