Como melhorar a Experiência do Usuário em um site?

Como melhorar a Experiência do Usuário em um site?

A Métrica já desenvolve sites há mais de uma década e, mesmo que muitos conceitos tenham evoluído neste período, a experiência do usuário sempre esteve no centro do nosso trabalho.

O importante fator é crucial para separar os sites bons dos ruins, o que nos mantém sempre alertas na busca constante pela melhor otimização da experiência.

Quer saber como fazemos? Então se liga nos principais pontos de atenção a seguir!

Imagens

Para que o usuário tenha agilidade ao acessar o site, o peso das imagens deve ser sempre avaliado. Como influenciam diretamente no tempo de carregamento do site, sugerimos utilizar imagens com peso máximo de até 1MB.

Outro fator importante é que as imagens sejam claramente informativas sobre o conteúdo e sejam apresentadas de forma contínua e interligada (parte de um storytelling), deixando a entender para o usuário que há mais conteúdo a ser explorado ao rolar a tela.

Menu

É importante que o site tenha um menu no topo, para que o usuário possa visualizar as categorias disponíveis e chegar de forma mais rápida aos conteúdos que lhe interessam. Um outro menu no rodapé também é indicado, especialmente para sites de rolamento muito extenso. Por último, mas não menos importante, é sugerido um menu lateral expansível, principalmente em sites com muitas categorias e conteúdos diversos. 

Itens clicáveis

Para que o usuário tenha facilidade em navegar pelo site, é preciso estar claro o que é clicável ou não. Por isso deve-se investir um bom tempo em definir e identificar com destaque (cor, tipologia, ícone do cursor do mouse, etc.) toda área/item que for de possível interação da pessoa.

A padronização e a atenção em não limitar o espaço do clique, permitindo que seja mais fácil também na versão mobile, também torna a experiência muito mais intuitiva e agradável.

Área de downloads

Uma área (claramente destacada no menu) que centralize todos os materiais de downloads é fundamental para a organização do site e facilidade de acesso do usuário.

Dentro desta seção é importante destacar o botão para baixar cada conteúdo disponibilizado de forma atraente e em blocos bem distintos.

Botões

Complementando os itens clicáveis, os botões do site devem ser atrativos e bem definidos. Eles são inclusive a sugestão ideal de padrão para item clicável, tornando mais fácil a organização do site e o reconhecimento do usuário, que rapidamente ficará condicionado a buscar um botão para avançar na sua experiência. 

Além de tornar o processo mais intuitivo, o bom uso de botões tende a aumentar o tempo médio de navegação ao motivar mais cliques e interações com os variados segmentos e recursos disponíveis.

Títulos das seções 

Toda seção precisa de um título para que o usuário possa identificar rapidamente sobre o que se trata aquele conteúdo. O título precisa estar em destaque e ser facilmente acessível por qualquer menu do site. Por isso é recomendado que seja curto e direto, deixando para um subtítulo (oculto do menu, mas presente na seção) qualquer informação complementar eventual. 

Cores e fontes

É importante a utilização de cores de fonte que contrastem bem com o plano de fundo, de modo que a leitura seja fácil e agradável aos olhos dos usuários.

Os tamanhos das fontes e tipologia utilizada também devem ser avaliadas a fim de proporcionar uma leitura mais fluida.

Next Article

Marketing Digital Remoto

A pergunta que mais ouvimos no último ano foi como a agência consegue operar remotamente, sem perder a produtividade e até aumentando sua estrutura. Chegou a hora de revelar o segredo!

No Comments

Cancel