CRM: O que é e como otimizar o relacionamento com os clientes

CRM: O que é e como otimizar o relacionamento com os clientes

CRM significa Customer Relationship Management, o que, em português é Gestão de Relacionamento com o Cliente. E ele serve para organizar seus potenciais clientes. Para que você tenha um processo de venda bem claro.

É um conceito que gerencia a relação com os seus potenciais clientes, visando a automatização dos processos, ajudando a reduzir custos e aumentar os lucros da empresa.

Se você não sabe quantas pessoas estão conversando com sua empresa e em que estágio do processo de vendas elas estão: você está deixando de ganhar dinheiro.

Como funciona o CRM?

Basicamente, você precisa cadastrar o e-mail e os dados do seu cliente na plataforma. Após isso você irá registrar todas as informações que forem acontecendo como, que dia você deve contatar, canais de atendimento, anotações para elaboração da proposta etc.

Confira alguns benefícios:

  1. Atividades diárias
    As atividades diárias bem definidas são um dos pilares mais relevantes do CRM, pois quando você sabe o que tem a fazer no seu dia e como realizar, seus processos ficam mais precisos, assertivos e reduzem o tempo de execução.

  2. Relacionamento Comercial
    É super importante saber com quantos prospectos você iniciou um relacionamento comercial. Assim fica mais fácil de organizar a sua agenda diária e priorizar os prospectos de forma mais assertiva.

  3. Acompanhamento do Funil
    Fazer o acompanhamento dos estágios do funil de vendas faz parte do processo comercial, assim como coletar dados históricos e analisar os diferentes perfis de prospectos para você saber qual está mais maduro para fechar o job.

  4. Distribuição do Processo de Vendas
    Distribuir de forma igualitária todo o processo de vendas do início ao fim, ou seja, não focar apenas em quem está na etapa de fechamento da proposta, mas também dedicar o mesmo (ou quase o mesmo) tempo para trabalhar os prospectos que estão nos primeiros estágios do seu funil. Todo prospecto possui um tempo de maturação e tomada de decisão, por isso é importante a dedicação de tempo para cada fase que ele se encontra dentro do seu processo comercial.

  5. Relatórios de Desempenho
    Os Relatórios de Desempenho são ferramentas de muito valor dentro do processo comercial, é através deles que é possível visualizar em dados concretos a curva de desempenho e dividir os esforços. Outro dado importante é coletar quantas novas oportunidades surgiram naquela semana/ período que deseja analisar.


  6. Análise Crítica da Base de Clientes
    Mais um dado significativo é o de coleta do seu melhor mês do ano anterior e qual trade de cliente, pois assim é visível a sazonalidade do seu negócio e qual cliente deve haver um esforço maior.

Algumas ferramentas de CRM:

  1. ZohoCRM
  2. Pipedrive
  3. HubSpot CRM
  4. RD Station CRM

Nós usamos o Pipedrive.
E se você quiser passar a utilizá-lo, pode testar por 14 dias gratuitamente. Clica nesse link que a gente acaba ganhando uma comissãozinha 😉 https://www.pipedrive.com/taf/agenciametrica2032901 (ainda vamos escrever no blog sobre marketing de afiliado).


Tem alguma dúvida? Fala com a gente! A Métrica também presta consultoria para a organização deste processo em empresas.

No Comments

Cancel