Sabemos que muitas pessoas desconsideram o e-mail marketing como uma ferramenta de vendas; mas os resultados que as estratégias de Marketing Digital têm conseguido provam o contrário e é sobre isto que este texto trata.
Por isso viemos te contar alguns benefícios que o e-mail marketing pode proporcionar para sua marca, seja com ou sem auxílio de divulgação nas redes sociais.
1. Leads
Quando uma pessoa te entrega o endereço de e-mail dela, ela realmente se demonstra interessada em receber seu conteúdo e informações sobre a sua marca, o que aumenta muito sua chance de vendas.
2. Uma comunidade ativa e próxima
Não basta ter uma rede social com muitos usuários, nem uma lista de e-mails com muitos contatos, se você não ativar essas pessoas.
Crie conteúdos em dias específicos e relevantes para sua marca ou usuários, faça pesquisa, compartilhe assuntos importantes e de valor.
3. Divulgar os conteúdos de blog e redes sociais
Você pode enviar todo conteúdo feito para outros canais, como blog e suas redes sociais, e compartilhar com essa lista de e-mails que já demonstrou interesse no que você tem a dizer.
4. Teste A/B
Você pode disparar um mesmo e-mail com 2 assuntos diferentes para testar qual atrai mais o público para a abertura do e-mail.
Além de também poder testar o layout e até mesmo o conteúdo que mais converte.
5. Automatização
Assim como nas redes sociais, você pode automatizar o disparo dos e-mails, criando trilhas de e-mail para determinados estágios do processo de conversão de seu público, separando por interessados, quem já pediu proposta, clientes, ex-clientes e muito mais.
E-mails promocionais e sazonais podem ser programados assim que o planejamento for definido.
Aqui na Métrica, trabalhamos com trilha de e-mails de acordo com o projeto, escolhendo assuntos relacionados, palavras-chave que tenham a ver e entendendo o consumo de conteúdo dos fãs.
Exemplo:
Trabalhamos a divulgação de alguns livros para o Grupo Editorial Record.
Ao criar uma trilha de e-mail, que serão de 4 e-mails e disparados semanalmente, textos sobre o autor, curiosidades sobre o universo do livro, fatos desconhecidos, livros relacionados e outros assuntos que sejam relevantes para o usuário e não tenham uma linguagem de venda muito agressiva.
Caso queira criar um planejamento de marketing para a sua empresa, entre em contato conosco! 🙂