
Mais uma vez a criatividade está na pauta.?
E se tem alguém que nos ensinou muito sobre o assunto, esse alguém é Austin Kleon em seu brilhante livro.
Curto (170 páginas) e de leitura leve, dá para matar em poucas sentadas. E para deixar ainda mais fácil, já deixamos os principais insights da leitura prontinhos para você.
Nem precisa agradecer!?
NADA É TOTALMENTE ORIGINAL
Todo trabalho criativo é sobre o que veio antes – as famosas referências. Liberta-se da crença de ser completamente original e abraçar a influência é abrir os olhos para a criatividade.
MONTE O SEU ARQUIVO DE FURTOS
Seja o bloco de notas do celular ou um caderninho, anote tudo lá e faça dele o seu arquivo de furtos sobre a vida e seus pensamentos. Cole imagens, tire fotos do que está ao seu redor… Faça um furto criativo!
COMECE HOJE
Tire o projeto do papel. Existe um longo caminho entre o que somos e o que queremos ser. A tendência é esperarmos chegar no final desse caminho, mas esquecemos que só vamos ser o que queremos quando começarmos a trabalhar no que somos desde já.
VOCÊ ESTÁ PRONTO. COMECE!
FAÇA A ARTE QUE VOCÊ QUER VER
Criamos porque gostamos de criar. Algumas criações nos atraem porque nos inspiram. Faça o trabalho que você gostaria de consumir.
“Meu interesse em fazer música é criar algo que não existe e que eu gostaria de ouvir. Eu queria ouvir música que ainda não estava por aí, juntando coisas que sugeriam uma coisa nova que ainda não existia.”
– Brian Eno
DESLIGUE O COMPUTADOR
A produtividade e criatividade podem acontecer fora das telas. Mova-se. Olhe o céu. Veja o que está acontecendo além da janela. Caminhe de manhã e observe as pessoas. Arrisque um hobby novo.
Seu corpo é parte do processo criativo porque é ele que absorve a vida ao seu redor.
O computador é muito bom para colocar sua ideia no mundo, mas ela só nasce vivenciando experiências.
FIQUE ENTEDIADO ou
EXPLORE A PROCRASTINAÇÃO PRODUTIVA
É daí que surge um projeto paralelo que pode se tornar algo muito maior. O projeto é o seu refúgio para ir quando estiver enjoado da mesmice. É o que você faz quando enrola pra fazer algo.
Pessoas criativas precisam se sentar e não fazer nada. Se perca em pensamentos. Distraia-se. Algumas das melhores ideias surgem do ócio.
SER ANÔNIMO É BOM
É no anonimato que podemos errar. As pessoas têm muita pressa de colocar algo no mundo para ser visto. Lembre-se: Você só quer atenção para um trabalho realmente bom. Permita-se errar enquanto ainda é desconhecido, fazer por diversão.
“Você não terá mais liberdade quando as pessoas começarem a prestar atenção em você, principalmente depois de começarem a te pagar”
– [autor]
NÃO DEIXE A VALIDAÇÃO SER O SEU TERMÔMETRO
Não espere que as pessoas aprovem ou não o que você faz. Seu trabalho criativo é fruto da sua arte e de quem você é – e você não tem controle sobre o que as pessoas pensam sobre isso.
O MARAVILHOSO MUNDO DO ARQUIVO DE APLAUSOS
Assim como o arquivo de furtos, esteja com seu arquivo de aplausos sempre por perto. Esse é um arquivo onde serão guardados os comentários legais sobre o seu trabalho. Sei que disse que não precisamos de validação, mas comentários legais sempre nos motivam a continuar.
ESTAMOS PRONTOS, CAPITÃO?
Comece um diário de bordo. Caso você não saiba, um diário de bordo era um caderno onde marinheiros registraram o quanto haviam viajado. E é exatamente isso que você vai fazer – acompanhar e registrar a sua viagem criativa.
UNI-DUNI-TÊ
Vivemos numa era de muita informação que, às vezes, pode ser deixada de fora. Selecione apenas o que é realmente necessário para poder se concentrar no que é importante. Excesso mata a criatividade.
—-
Tá resumido, mas também vale a pena conferir o original na íntegra e gerar seus próprios insights: