Insights Criativos: “Roube Como Um Artista”

Insights Criativos: “Roube Como Um Artista”

Mais uma vez a criatividade está na pauta.💡 

E se tem alguém que nos ensinou muito sobre o assunto, esse alguém é Austin Kleon em seu brilhante livro.

Curto (170 páginas) e de leitura leve, dá para matar em poucas sentadas. E para deixar ainda mais fácil, já deixamos os principais insights da leitura prontinhos para você.

Nem precisa agradecer!😉

NADA É TOTALMENTE ORIGINAL

Todo trabalho criativo é sobre o que veio antes – as famosas referências. Liberta-se da crença de ser completamente original e abraçar a influência é abrir os olhos para a criatividade.

MONTE O SEU ARQUIVO DE FURTOS

Seja o bloco de notas do celular ou um caderninho, anote tudo lá e faça dele o seu arquivo de furtos sobre a vida e seus pensamentos. Cole imagens, tire fotos do que está ao seu redor… Faça um furto criativo!

COMECE HOJE

Tire o projeto do papel. Existe um longo caminho entre o que somos e o que queremos ser. A tendência é esperarmos chegar no final desse caminho, mas esquecemos que só vamos ser o que queremos quando começarmos a trabalhar no que somos desde já.

VOCÊ ESTÁ PRONTO. COMECE!

FAÇA A ARTE QUE VOCÊ QUER VER

Criamos porque gostamos de criar. Algumas criações nos atraem porque nos inspiram. Faça o trabalho que você gostaria de consumir.

“Meu interesse em fazer música é criar algo que não existe e que eu gostaria de ouvir. Eu queria ouvir música que ainda não estava por aí, juntando coisas que sugeriam uma coisa nova que ainda não existia.”

– Brian Eno

DESLIGUE O COMPUTADOR

A produtividade e criatividade podem acontecer fora das telas. Mova-se. Olhe o céu. Veja o que está acontecendo além da janela. Caminhe de manhã e observe as pessoas. Arrisque um hobby novo.

Seu corpo é parte do processo criativo porque é ele que absorve a vida ao seu redor.

O computador é muito bom para colocar sua ideia no mundo, mas ela só nasce vivenciando experiências.

FIQUE ENTEDIADO ou

EXPLORE A PROCRASTINAÇÃO PRODUTIVA

É daí que surge um projeto paralelo que pode se tornar algo muito maior. O projeto é o seu refúgio para ir quando estiver enjoado da mesmice. É o que você faz quando enrola pra fazer algo.

Pessoas criativas precisam se sentar e não fazer nada. Se perca em pensamentos. Distraia-se. Algumas das melhores ideias surgem do ócio.

SER ANÔNIMO É BOM

É no anonimato que podemos errar. As pessoas têm muita pressa de colocar algo no mundo para ser visto. Lembre-se: Você só quer atenção para um trabalho realmente bom. Permita-se errar enquanto ainda é desconhecido, fazer por diversão.

“Você não terá mais liberdade quando as pessoas começarem a prestar atenção em você, principalmente depois de começarem a te pagar”

– [autor]

NÃO DEIXE A VALIDAÇÃO SER O SEU TERMÔMETRO

Não espere que as pessoas aprovem ou não o que você faz. Seu trabalho criativo é fruto da sua arte e de quem você é – e você não tem controle sobre o que as pessoas pensam sobre isso.

O MARAVILHOSO MUNDO DO ARQUIVO DE APLAUSOS

Assim como o arquivo de furtos, esteja com seu arquivo de aplausos sempre por perto. Esse é um arquivo onde serão guardados os comentários legais sobre o seu trabalho. Sei que disse que não precisamos de validação, mas comentários legais sempre nos motivam a continuar.

ESTAMOS PRONTOS, CAPITÃO?

Comece um diário de bordo. Caso você não saiba, um diário de bordo era um caderno onde marinheiros registraram o quanto haviam viajado. E é exatamente isso que você vai fazer – acompanhar e registrar a sua viagem criativa.

UNI-DUNI-TÊ

Vivemos numa era de muita informação que, às vezes, pode ser deixada de fora. Selecione apenas o que é realmente necessário para poder se concentrar no que é importante. Excesso mata a criatividade.

—-

Tá resumido, mas também vale a pena conferir o original na íntegra e gerar seus próprios insights:

No Comments

Cancel