Black Friday 2021

Black Friday 2021

Desde que importamos a data comercial dos EUA, ela rapidamente integrou o nosso calendário como um momento chave para o comércio “medir a temperatura” antes do Natal, esvaziando seus estoques para se preparar para as vendas do bom velhinho.

Data de grande relevância para as metas de qualquer atividade comercial, a Black Friday têm especial destaque no ambiente digital, principalmente após a “virada de chave” que a pandemia causou nos hábitos de consumo. Porém, este marco da oportunidade de venda também vem acompanhado pela concorrência ferrenha de todos os lados.

Então, se a ideia é fazer a diferença, se destacando e zerando o estoque para a próxima coleção, alguns pontos precisam estar bem cuidados e alinhados para agarrar a chance com unhas e dentes. 

Já se preparou? Ainda dá tempo de fazer ajustes importantes para o sucesso das suas vendas.

Informe-se a seguir!

Planejamento Estratégico

É meio que chover no molhado, mas não custa repetir que para o sucesso de qualquer campanha ou ação de marketing (digital ou não) o planejamento é fundamental. Analise as condições do seu e-commerce detalhadamente antes de definir suas estratégias de descontos e promoções para a Black Friday. Margem, estoque, metas de vendas… Tudo precisa estar redondinho antes do abrir das portas para o “estouro da boiada”.

Olho na Concorrência

Na guerra vale tudo! Inclusive “roubar” as melhores ideias do concorrente para usar a seu favor. Inscreva-se nas listas de e-mails, siga-os nas redes sociais e acompanhe as ações planejadas por eles. Assim fica mais fácil medir se o seu planejamento foi adequado e tomar decisões rápidas para rebater a estratégia do concorrente na Black Friday.

E-mail marketing

Historicamente, este é o rei das conversões de venda da Black Friday. Então não pode faltar na sua estratégia uma boa trilha personalizada de e-mails para a data, especialmente nos momentos pré, onde fazemos teasers e usamos os gatilhos de escassez e urgência, e pós, onde mantemos o relacionamento aquecido para futuras compras. 

Poderíamos passar um bom tempo elogiando este nosso xodó, mas como já fizemos isso em outra publicação, acesse o link e aproveite! (aqui)

Remarketing

Como a concorrência na Black Friday é muito grande e os consumidores estão sempre atrás da melhor barganha, não é raro aumentar o abandono de carrinhos nos e-commerces. Para minimizar este problema e não perder a conversão de um lead que já foi nutrido até aqui, o remarketing com condições exclusivas ou reforçando a escassez do produto pode ser o empurrão final que diferencia a venda da “morte na praia”.

Brindes e Recompensas para clientes fiéis

Como a data se repete anualmente, pensando-se estrategicamente, é importante lembrar dos consumidores que estiveram com você na Black Friday do ano passado e possivelmente estão mais propensos a retornar novamente (se o atendimento foi bem feito!). Ofereça recompensas para os consumidores fiéis e veja a conversão aumentar.

Preocupação com a versão mobile

Em 2020 houve um aumento de 81% das compras pelo celular e esse número continua crescendo. Então se seu site não é responsivo também no mobile, certamente você está perdendo vendas e dinheiro.

Precisa refazer seu site? Conhecemos uma agência ótima para isso. Uma tal de Métrica, já ouviu falar? 😜 

Atendimento ao Cliente (especialmente no pós-BF)

De acordo com o Google, 78% das pessoas voltam a comprar na sua loja virtual após uma boa experiência na Black Friday. Então, além de sanar qualquer problema que esteja inviabilizando a venda no auge da data, é vital ter um acompanhamento de longo prazo para que o fluxo de retorno se estabilize e as vendas possam ser mantidas mesmo após o grande boom. 

E lembra que o Natal tá vindo aí? Então nada de deixar o cliente satisfeito na Black Friday ir comprar os presentes no concorrente!

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