5 maneiras de criar conteúdo em momentos de crise

5 maneiras de criar conteúdo em momentos de crise

Em meio a uma pandemia, como a de coronavírus, quem consegue criar conteúdo em tempo real é rei!

Yuval Noah Harari, o escritor do livro “Sapiens” disse: em meio a uma crise como esta, nada tem mais poder de preservar tanto vida quanto democracia do que uma sociedade bem informada.

Já dissemos no último post que agências de Marketing e empresas de Comunicação possuem mais facilidade para migrar para o Home Office, portanto, se a sua marca contratou o serviço de uma agência especializada em conteúdo, com certeza sua marca não passará despercebida neste momento.

Não é para aproveitar uma pandemia – jamais! – é para saber lidar com a crise e não ser engolido pelo anonimato. 

Para muitas empresas a pandemia significará o fim de um negócio ou a quase falência, mas com estratégias adequadas é possível criar conteúdo valioso e agregador para pessoas que se interessam pelo seu negócio.

Reunimos algumas dicas bem simples que você pode adotar para sua marca!

E-mail

Você tem um lista de endereços de e-mail? Aproveite para enviar algumas dicas sobre o seu produto ou serviço que sirva para fazer em casa ou sinta-se livre para fugir dos temas mais comuns e abordar assuntos relevantes para o momento.

Exemplo de conteúdo

Pense numa empresa, como um  restaurante, que só poderá atender em delivery.

Como usar o e-mail:

Enviar uma mailing compartilhando receitas secretas do restaurante e por fim destacando quais os pratos da semana. Além da dica, claro, avise que vocês estão operando com delivery.

Vídeos

Vídeos no IGTV ou Youtube que distraiam sua audiência.

Esse é um momento para mostrar o que você tem de mais relevante, quando todo mundo está “mais livre” para te ouvir. Pode falar de como o seu setor está se comportando, sua empresa etc.

Exemplo de conteúdo

Temos um cliente que trabalha com depilação e neste momento não será possível realizar serviços. 

Uma forma de usar o IGTV:

  1. Um vídeo falando sobre quais métodos de depilação podem fazer menos danos ao procedimento.
  2. Um vídeo falando como manter os cuidados com o tratamento durante esse período.

Postagens nas redes sociais

Listas, frases compartilháveis, informações que façam as pessoas enviarem seu conteúdo para alguém e mais!

São algumas formas simples de compartilhar conteúdo com arte estática.

Exemplo de conteúdo

Pense numa academia que está de portas fechadas neste período, mas precisa manter seus clientes ativos.

Conteúdo para feed:

Criar um álbum no Instagram ou um carrossel no Facebook compartilhando dicas de exercício e movimentos corretos.

Conteúdo e cursos gratuito

Neste momento muitas marcas estão disponibilizando materiais, exercícios, livros e videoaulas gratuitos, assim como as lives em formato de mentorias nas redes sociais.

Para divulgar esses conteúdos você pode criar posts nas redes sociais e landing pages para captar e-mail.

Assim você instiga e ganha a atenção das pessoas com um conteúdo que agrega valor para elas.

Divulgue esses conteúdos com antecedência e peça para que ativem as notificações das suas redes.

Exemplo de conteúdo

Uma escola que não está dando aulas presenciais vai disponibilizar para alunos e seguidores das Redes Sociais uma cartilha com prevenções ao Coronavírus.

Conteúdo gratuito:

Através de captação de e-mail as pessoas receberão essa cartilha e dentro da landing page terá um vídeo explicativo. Após este momento de quarentena, você ainda terá o endereço de e-mail das pessoas interessadas na sua marca.

Artigo no LinkedIn

Você tem algo agregador para falar? É o seu momento!

Se você atua, por exemplo, no segmento de comunicação, pode falar como a pandemia muda os negócios e a forma de se comunicar.


Mesmo que os serviços pausem, as marcas preparadas continuam se posicionando.

Não é momento de estar no anonimato.

Use essas dicas ao seu favor e caso queira conversar conosco, estamos à disposição.

Gostou do post? Compartilha nas redes sociais para que mais pessoas criem conteúdo em momentos de crises!

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