o que você precisa para deixar todos os posts da sua empresa planejados e organizados?
Com mais tempo para aprender e implementar medidas necessárias para o seu negócio, viemos compartilhar algumas dicas sobre planejamento de postagens. As redes sociais são grandes aliadas nesse momento, afinal, além do Instagram ser uma vitrine virtual, temos o Facebook, o Twitter e diversas outras redes para distribuir nosso conteúdo. Por isso, é necessário manter a organização quanto a estas publicações.
O que você vai aprender neste post:
- O que é o planejamento de postagem
- Qual a sua importância
- Benefícios
- Como implementar na sua empresa
O que é o planejamento de postagens
O planejamento de postagens é um documento onde você reúne todos os posts que vão entrar nas suas redes sociais. O documento é composto por textos, horários e informações importantes para que esse conteúdo seja publicado.
Além do planejamento, nós da Métrica trabalhamos com o cronograma de postagens, que funciona como um panorama. É uma planilha dividida pelo nome do post, data e em qual rede será postado.
Qual a importância
Pensa no seu negócio e em todas as outras atividades que você ou sua equipe precisam concluir. É normal surgirem várias ideias legais para compartilhar, mas devido às demandas, acabam sendo adiadas. Com o planejamento você terá um documento para deixar tudo registrado e organizado. Desse modo você entenderá que precisa de um tempo para preenchê-lo e se dedicar às redes da empresa.
Benefícios
O maior benefício e mais cobiçado por todos: TEMPO!
Com as postagens organizadas você terá tempo de sobra para focar em outras ações e estratégias.
Além do tempo economizado e bem investido, um outro benefício é a qualidade. Quando você planeja seus posts com antecedência você melhora a qualidade dos textos, do conteúdo e evita possíveis erros.
Como implementar na sua empresa
Você pode começar usando um arquivo do Google Docs em branco e listar todos os seus posts e ideias. É bom começar com a data e o título.
Exemplo de como fazemos aqui:
[MOSTRAR UM PEDACINHO DO NOSSO PLANEJAMENTO]
Hoje o próprio Facebook permite programar postagens no Instagram – no Facebook já era permitido há anos – então não é necessário contratar uma plataforma de programação de post.
Mas, além do planejamento de postagens e das plataformas de programação é preciso interiorizar o uso dessas ferramentas, para que o planejamento não seja esquecido ou deixado de lado.
Aqui na Métrica temos os nossos próprios métodos de organização de postagens e aplicamos sempre que um cliente novo inicia ou quando damos mentoria sobre o assunto.
Nosso método consiste em:
- Entender como é o cliente
- Como funciona a empresa
- Quantas pessoas vão visualizar esses documentos (planejamento e cronograma)
- Quais as necessidades (status de aprovação, horário, dia etc)
Após isso desenvolvemos um cronograma para o cliente e compartilhamos o nosso planejamento de postagem.
Ensinamos como utilizar o documento e até mesmo o Google Docs, para que o processo seja prático e interessante para o cliente que vai utilizar.
Se você quiser conversar conoscoe entender melhor sobre planejamento de postagens e como conseguir esses conteúdos, mande um e-mail para: contato@agenciametrica.com.br
Esperamos que esse post te ajude!
(OBS: este post foi escrito e revisado por nossa equipe utilizando a metodologia aqui descrita 🙂