O Instagram é a 4ª Rede Social mais utilizada no Brasil e a 6ª mais utilizada no mundo. Desde 2012 a rede vem mudando bastante e a cada nova atualização a plataforma traz mais recursos para marcas e negócios.
Antes de você consumir conteúdos e dicas de como “bombar” no Instagram e criar conteúdo para a rede, vamos te ajudar a começar uma conta e ter um perfil interessante para os visitantes.
Se o seu negócio já tem conta no Instagram, várias destas dicas também podem ser úteis.
Como fazer o Setup da minha empresa
Após criar a conta, surgem diversas dúvidas referente ao que precisa ser preenchido na rede.
Listamos abaixo o que sua empresa precisa preencher na plataforma.
- Foto do perfil
Opte pelo logo da empresa ou por uma foto que o seu público-alvo crie identificação.
É importante ser atraente e familiar para os que já conhecem.
- Configurações internas
Comece sabendo que você precisa ter um endereço de e-mail para a sua empresa e um número de telefone. Não comece sem as informações básicas para contato.
- Biografia
A biografia do Instagram é essencial, utilize para falar o que o mundo precisa saber sobre o seu negócio.
Dica bônus: Use uma hashtag ou a sua especialidade ao lado do seu nome, assim, quando procurarem pela sua especialidade vão achar a sua empresa.
- Link da biografia
Sempre tenha um link na bio. Caso você não tenha um site, tenha o link de WhatsApp ou outro meio de contato.
Dica bônus:
Use um agrupador de links para ter mais de um link na bio, exemplo:
Ferramentas para agrupar links:
- Campsite (https://campsite.bio/)
- Linktr (https://linktr.ee/)
- Destaques
Destaques são aquelas imagens que ficam em “bolinhas” abaixo da sua bio.
Tenha nos destaques informações relevantes, como:
- Seu negócio
- Produtos/serviços
- Backstage
- Novidades
- Equipe
- Clientes
- Outras redes sociais
- Suporte
Mantenha a capa dos seus destaques dentro da identidade visual da sua marca.
Lembre-se: Instagram é vitrine.
Exemplo de destaques:
Esses são as principais informações que você precisa ter para começar o seu Instagram.
Agora vamos aos bônus.
Se você não tiver tempo e nem dinheiro para investir em um profissional para cuidar do seu perfil mensalmente, comece a pensar em um formato de Instagram vitrine.
Nesse formato você não precisa atualizar diariamente o seu Instagram, pode apenas incluir todas as informações necessárias para que as pessoas cheguem até ele e de lá sejam direcionadas para o seu site ou Whatsapp.
Mas, para que esse Instagram funcione, te aconselhamos seguir esses passos com a ajuda de um profissional. Assim você terá um perfil focado nessa estratégia.
Essa é uma opção para não deixar o seu negócio de fora dessa rede.
No entanto, sempre iremos indicar que a sua empresa tenha um Instagram atualizado e abastecido com conteúdos frescos e diários.
Agora que você já sabe como começar, clica nesse post e confira algumas dicas do que postar não só no Instagram como em outras redes sociais. =)
Se quiser conversar conosco e saber como o Instagram pode ser a vitrine do seu negócio, só entrar em contato.