A hora é agora: Como implementar o Home Office na sua empresa.

A hora é agora: Como implementar o Home Office na sua empresa.

Os últimos acontecimentos trouxeram à tona um assunto pra lá de importante: o Home Office.

Nas empresas de comunicação e agências de Marketing e Propaganda já é comum ter profissionais trabalhando a distância, mas em outras áreas esse modelo está bem distante (trocadilho irresistível).

O Home Office é o sonho de muita gente e traz diversos benefícios para ambos os lados.

Para as empresas, redução de custo é o ponto chave, já para os funcionários, a qualidade de vida.

Mas se você se viu, agora, precisando implementar o home office na sua empresa e não faz ideia de como seguir, vamos te ajudar.

Quem é o responsável pelas tarefas?

Essa é a primeira tarefa que você precisa resolver. Como vocês se definem? Existe uma pessoas responsável por esse departamento? Caso não, sugerimos uma conversa franca com os funcionários para determinar quem será dono de cada tarefa e quem irá acompanhar e gerenciar. Normalmente o gestor de projetos faz isso, mas caso a demanda aumente, o responsável pelo cliente pode dividir essa supervisão.

Gerenciador de tarefas

Vocês estarão trabalhando a distância e para que tudo siga como o planejamento é necessário ter uma ferramenta que reúna todas as tarefas da empresa, assim os gestores e colaboradores poderão saber como está o andamento dos jobs.

Neste post recomendamos algumas ferramentas.

Nuvem

O pesadelo das empresas que não possuem um sistema preparado. 
Relaxa, se você não possui os arquivos em Nuvem, sugerimos que comece com  um serviço gratuito para realizar esse procedimento. Se não for possível por hora, peça aos funcionários para reunir os arquivos necessários no Google Drive até que seja possível ter acesso a todos os outros.

Reuniões de alinhamento

Marque, pelo menos uma vez na semana, uma reunião geral. Essas reuniões duram entre 15 a 60 minutos. O objetivo é alinhar o que está acontecendo, cobrar o que estiver pendente e atualizar os funcionários sobre os últimos acontecimentos da empresa.

Horários

É preciso que todos estejam alinhados sobre o horário de trabalho da equipe. Caso um ou outro funcionário façam horários distintos é bacana comunicar, para que todos os membros saibam quando poderão entrar em contato.

Disciplina

Incentive os funcionários a manter uma rotina. Trabalhar num ambiente confortável, mudar a roupa, não comer na área de trabalho e outras práticas ajudam a manter uma rotina saudável e produtiva.

O home office é um modelo de trabalho excelente, mas exige foco e disciplina.

Envie estudos, infográficos, dicas e informações que incentive os funcionários a seguir firme nesta rotina!

Escolha bem os funcionários

Essa é a dica final para que sua empresa tenha sucesso! Você precisará de funcionários habilidosos, confiáveis e proativos. 

Como você não estará presente para fiscalizar – mesmo usando um gerenciador de projetos – é necessário que eles sejam responsáveis por suas tarefas e cumpram os prazos.



Esperamos que essas dicas te ajudem a implementar o Home Office na sua empresa.

Respeite as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faça o possível para que menos pessoas sejam infectadas pelo Coronavírus.

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