A importância de ter um blog e gerar conteúdo relevante

A importância de ter um blog e gerar conteúdo relevante

Se você tem uma marca, presta serviços ou tem conhecimento em determinado assunto, esse post é pra você. Caso você seja um profissional da área de comunicação, puxa uma cadeira e vem ler também.

O que é um blog?

Nada mais é do que uma página na internet com textos, e o que faz ele ser bom são as informações relevantes que podem tornar sua marca (seja pessoal ou empresarial) ativa na Internet. além de oferecer grandes benefícios.

Quais benefícios de ter um blog?

Ter um blog torna sua marca referência em determinados assuntos e gera autoridade para possíveis clientes e parceiros. O blog abre portas para inúmeras possibilidades desde: Palestrar em eventos, participar de Workshop, oferecer venda dentro dos seus posts, oferecer conteúdo de qualidade para sua comunidade, dentre outras coisas.

Começando um blog

Você tá se perguntando como começar um blog e pronto pra dizer “Métrica, me ajuda!”. Vamos listar o que você precisa para começar hoje:

  1. Hospedar esse blog em algum lugar
  2. Comprar um domínio 
  3. Caso não queira começar um design do zero, escolher um template responsivo (que funcione bem em celulares)
  4. Configurar os canais de compartilhamento
  5. Instale os plugins de Google Analytics e demais que você queira
  6. Pop-up de cadastro de e-mail dos leitores
  7. Faça otimizações de SEO
  8. Compartilhe nas redes sociais
  9. Analise os resultados semanal ou mensalmente

E o mais importante: conteúdo de qualidade!

Se não tiver um conteúdo relevante para seus leitores e um cronograma de publicações que realmente agregue para a sua comunidade, nada valerá um blog completão.

Como definir os conteúdos do meu blog

Crie um mapa mental com palavras que têm a ver com seu negócio ou com os assuntos que você deseja abordar.

Após isto, selecione os primeiros e defina a frequência de posts. Nossa recomendação é de no mínimo 1 por semana.

Defina conteúdos que tenha a ver com os assuntos selecionados no mapa.

Caso você fale sobre uma área determinada, é interessante começar com uma linguagem voltada para iniciante e após isso ir avançando, como num funil.


Quer entender mais sobre esse universo? 

Aqui na Métrica podemos desenvolver o seu blog e criar conteúdos para ele, desde o planejamento estratégico até os textos e design das postagens nas redes sociais.

No Comments

Cancel