Como as plataformas de streaming e pirataria cresceram nos últimos tempos.

Pandemia, pessoas em casa e os serviços de streaming bombando. No último ano os streamings de filmes, séries e músicas cresceram absurdamente, com diversos lançamentos de novas plataformas para disputar uma fatia deste mercado em expansão.

Porém, a pirataria digital também acompanhou este crescimento, causando prejuízos para o já combalido mercado cultural. Enquanto muitos minimizam o problema, imaginando que estão tirando só um pouco de artistas milionários, o fato é que o prejuízo atinge toda uma cadeia produtiva do setor, onde diversos profissionais, longe do glamour de grandes astros, sentem o peso do golpe.

É este cenário que nos motivou a contar um pouco mais do trabalho de um dos nossos clientes, a Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes) e seu braço nas artes visuais, a AUTVIS

A Abramus é a maior associação de gestão coletiva de Direitos Autorais sem fins lucrativos do Brasil. Com mais de 70 mil titulares associados, seu principal objetivo é defender os direitos autorais dos artistas da classe Musical, da Dramaturgia (Teatro & Dança) e das Artes Visuais (através da AUTVIS).

Entre as suas atribuições está o gerenciamento do repasse correto para os artistas dos valores arrecadados pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) pelas execuções de suas músicas. É claro que entre eles estão astros famosos, mas em sua grande maioria são músicos e compositores que vivem fora dos holofotes e dependem muito desta fonte de renda para manter e desenvolver suas famílias e carreiras.

Para ajudar este importante trabalho a continuar, a parte que nos cabe envolve um mix de ações:

  • Curadoria de Notícias: Movimenta as redes com assuntos relevantes, buscando engajamento e atrair novos seguidores.
  • Campanhas Informativas: Tirar as principais dúvidas sobre os assuntos mais técnicos do processo legal, buscando agregar valor e gerar conscientização.
  • Promoção de Séries com artistas titulares: Tanto em vídeo quanto em texto, séries de entrevistas e bate-papos, sempre salpicadas de música, trazem novidades e curiosidades dos famosos (atraindo e instigando o aspiracional do público), além de dar espaço para novos artistas exporem seu trabalho. 
  • Divulgação de Campanhas Sociais: Desde o início da pandemia a Abramus vem apoiando os profissionais do setor cultural mais atingidos pela interrupção de shows e festivais. Primeiro com a Campanha Artística Humanitária e agora com a Campanha Percentual Solidário (participe e saiba tudo aqui), nos envolvemos no desenvolvimento dos conceitos e textos, além do plano de mídia digital. 
  • Estratégia Multicanal: Vale ressaltar que todo este conteúdo, criado e/ou divulgado por nós, é distribuído, de acordo com a estratégia e objetivos almejados, de várias formas e através de diversos canais: Facebook, Instagram (feed, stories e IGTV), YouTube, Blog e Newsletter.

Aplicando uma estratégia bastante similar nas redes da AUTVIS, visando sempre a conscientização e o engajamento através de conteúdos relevantes para o público almejado, já são quase 5 anos somando forças para desmistificar o problema da pirataria e a importância vital dos direitos autorais.

Como melhorar a Experiência do Usuário em um site?

Next Article

Como melhorar a Experiência do Usuário em um site?

A Métrica já desenvolve sites há mais de uma década e, mesmo que muitos conceitos tenham evoluído neste período, a experiência do usuário sempre esteve no centro do nosso trabalho.

No Comments

Cancel