Antes e depois do Instagram:  Entenda as mudanças desta rede social e como se comunicar agora.

Antes e depois do Instagram: Entenda as mudanças desta rede social e como se comunicar agora.

O Instagram vem passando por diversas mudanças, tanto internas quanto externas. 

A forma de consumo na plataforma sempre sofre alterações comportamentais e muda de acordo com as necessidades dos usuários.

Para quem já leu alguns livros de Kotler, o pai do Marketing, nada disso é novidade, já passamos por muitas transformações, desde o Marketing 1.0 até o Marketing atual 4.0.

É uma tendência prevista: o marketing 4.0 ser mais humano e mais próximo dos consumidores do que o marketing tradicional. 

Por isso resolvemos falar sobre um assunto muito importante e que impacta diretamente as empresas que trabalham no ambiente digital: a nova forma de se comunicar no Instagram.

  • Como era o Instagram
    • Mais seguidores para ter autoridade
    • Repost de parceiros
    • Legendas curtas e rápidas
    • Fotos de momentos de sucesso 
  • Como é agora
    • Comunidade engajada
    • Criar seu próprio conteúdo
    • Textos mais longos e explicativos
    • Fotos reais e coerentes

O que trouxe essas mudanças?

O Instagram popularizou o termo Influenciador digital, que já existia há muito tempo, mas não era comumente usada.

Houve o momento onde se compartilhava apenas luxo, passeios e conteúdos rápidos e compartilháveis.

O termo começou a ser repensado. Diversas empresas começaram a falar sobre influenciadores digitais e o que o torna relevante.

Até que chegamos ao “Creator”, os criadores de conteúdo.

Os criadores de conteúdo são mais do que influenciadores, eles produzem, pesquisam, criam e compartilham um estilo de vida contagiante e agregador.

A forma de consumo mudou e com isso o comportamento dos consumidores.

Os usuários começaram a ver valor em causas ao invés de vidas luxuosas ou distantes de suas realidades.

Como a comunicação funciona agora

As pessoas participam da criação do conteúdo, engajam no que são próximos de sua realidade e as marcas que se comportam de forma humanizada ganham admiradores e defensores.

Mudanças visíveis

Como era antes x como é agora

  • Mais seguidores para ter autoridade x Comunidade engajada

A autoridade que antes se media por um perfil com muitos seguidores, não é mais um critério para um usuário seguir. As pessoas estão se relacionando com comunidades engajadas, que possuem voz e falam sobre assuntos que elas se identificam.

  • Repost de parceiros x Criar seu próprio conteúdo

Criar conteúdo por tabela, divulgar o que um perfil fez ou repostar algo que você foi marcado não funciona mais como forma de criação de conteúdo.

É preciso imergir no universo do seu segmento e entender o que os seus seguidores estão falando. A sua comunidade fala e juntos vocês cocriam.

  • Legendas curtas e rápidas x Textos mais longos e explicativos

Possivelmente você já leu “texto na legenda” em algum post do Instagram. Antes as imagens precisam ser autoexplicativas para diminuir a necessidade de um texto longo e mais explicativo.

Hoje, as imagens continuam sendo autoexplicativas, mas com textos complementares e mais profundos.

  • Fotos de momentos de sucesso x Fotos reais e coerentes

Eventos, passeios, conferências e luxo recheavam a Rede. Hoje o que faz uma marca se destacar são fotos da equipe, processo de criação e o envolvimento da marca com o mundo externo de forma genuína e real.

As mudanças no Instagram só confirmam o quanto os seres humanos mudam rapidamente.

Abandonamos a busca por status para buscar qualidade de vida e saúde emocional.

Dicas para a sua empresa seguir firme

  • Se comunique com a sua comunidade de forma pessoal, fale com aqueles que te seguem ao invés de buscar incansavelmente por números.
  • Qual a causa da sua empresa? Qualidade de vida, bem estar, vendas de produtos a preço acessível… Todas possuem uma causa, exiba a sua de forma humana.
  • O que você faz por trás de um post bonito? quantas pessoas precisam participar desse processo? mostre os bastidores!
  • Compartilhe conteúdo que traga soluções para os problemas do seu público. Isso fará com que eles queiram comprar o seu produto.

As pessoas querem marcas que apoiam causas, se posicionam e falam diretamente com a sua audiência. Não é mais o momento de falar com as pessoas de modo geral. 

A sua marca está atenta às mudanças? 

Criar conteúdo nunca foi tão útil, mas também desafiador.
Esperamos que essas dicas te ajudem.


Nós trabalhamos com criação de conteúdo há mais de 10 anos, acompanhamos todas essas mudanças e seguimos firmes levando conteúdo relevante para o nosso público e dos nossos clientes.

Estudos, pesquisas, personas… tantas técnicas para encontrar o conteúdo ideal.

Podemos te ajudar nessa iniciação e abrir portas para um infinidade de temas que a sua empresa pode abordar.

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