Como usar o mesmo conteúdo em formatos diferentes e estar em diversas redes sociais

Como usar o mesmo conteúdo em formatos diferentes e estar em diversas redes sociais

Quantas redes sociais, mídias e plataformas diferentes existem para compartilharmos conteúdos hoje em dia? Com certeza você fecha pelo menos uma mão. E muitas vezes ouvimos experts falando sobre a importância de estar em diversas plataformas, no entanto, como? 

Hoje viemos te ajudar a compartilhar o mesmo conteúdo em diversas redes sociais e expandir a sua empresa no cenário digital.

Mas adiantamos:

Isso não significa facilitar todo o processo de criação, apenas te mostrar que é possível compartilhar o mesmo conteúdo em redes sociais diferentes.

Caso você não se sinta preparado ou com tempo disponível, entre em contato conosco da Agência Métrica e conheça nossos serviços de conteúdo digital.

Vamos te apresentar algumas redes sociais

1. Facebook

A mais popular e conhecida. Se você está lendo este post, possivelmente você já utiliza e sabe como criar conteúdo pra cá.

2. Instagram

Você também já deve utilizar, mas talvez ainda não explore todas as possibilidades como: IGTV, cenas e o Stories.

3. Instagram Stories

Começou com o objetivo de combater a expansão do SnapChat e ultrapassou o concorrente. Fica dentro do Instagram e te possibilita compartilhar vídeos curtos, pensamentos de forma instantânea e há diversos recursos para marcas.

4. Twitter

Poucas marcas utilizam, mesmo o Twitter sendo um ótimo portal para se manter informado e conhecer os assuntos e memes do momento. Agora também possui Stories.

5. Tik Tok

É a Rede social mais recente dentre essas, mas com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Se popularizou com vídeos curtos e criativos, mas não só isso. Apesar de ser majoritariamente usado pela geração  Millenial, muitos profissionais estão utilizando para dar dicas rápidas de forma descontraída.

6. Pinterest

Algumas pessoas não conhecem o Pinterest e talvez nunca utilizaram. O Pinterest é uma rede social bastante utilizada para aprender DIY, salvar referências e inspirações de diversos segmentos diferentes. É ótimo para compartilhar conteúdos que sanem dúvidas. Se você vai compartilhar algo que as pessoas podem procurar bastante no Google, te aconselho a compartilhar lá, é bem rápido e há diversos plugins que levam o post do Instagram direto pra lá.

7. LinkedIn

Ideal para manter sua empresa engajada no meio empresarial. É a rede social perfeita para empresas mostrarem a parte institucional, compartilhar dicas e informações que agreguem valor.


Agora que falamos brevemente sobre algumas redes sociais, vamos conhecer formatos diferentes para compartilhar o mesmo conteúdo em várias redes.

Como usar o mesmo conteúdo em formatos diferentes e estar em diversas plataformas

1. Crie um cronograma de postagens

já falamos sobre a importância do planejamento e do cronograma de conteúdo neste post, isso facilitará sua visualização do mês de forma organizada.

2. Defina os temas

Qual será os tema e quais subtópicos você pode falar dentro desse tema? Quase todos os assuntos possuem subtópicos e eles poderão te ajudar a criar diferentes conteúdos.

3. Defina os formatos antes de começar a criar

Em quais formatos você vai compartilhar este conteúdo? Sempre pense em, no mínimo, dois formatos diferentes, ex: Instagram feed e Instagram Stories.

Faça isso antes de começar a criar o texto e  o design, para que não tenha que refazer depois.

4. Em quais redes sociais o seu conteúdo está sendo falado?

Se você não sabe responder essa pergunta, te aconselhamos a fazer o download de algumas redes sociais e conferir o que marcas similares a sua empresa estão fazendo por lá.

Hora de pôr a mão na massa

1. Depois de definir o tema e escrever um rascunho do texto, escreva diferentes chamadas pensando em quando for publicar em mais de uma rede.

2. Se você vai usar o formato vídeo, pense num teaser de 15 a 30 segundos que fale brevemente do post, assim você poderá compartilhar essa introdução no Instagram Stories.

3. Caso o seu conteúdo em vídeo responda a uma dúvida, você pode cortar a parte da pergunta e usar como teaser no Stories e Tik Tok.

4. Se você estiver usando formato flyer (imagem com texto) pense sempre em mais de 1 tela. Use o título na primeira tela com uma descrição e inclua outras telas com alguns pontos importantes. 

Sempre considere a possibilidade de divulgar no Pinterest. Mas não esqueça de enquadrar no formato adequado da plataforma.

4. Pegue as frases soltas, feitas no início e compartilhe as chamadas em diferentes redes sociais, adaptando a quantidade de texto. No Twitter, por exemplo, mantenha uma chamada mais objetiva.

Dica extra:

Se o seu foco são vídeos, treine apresentações rápida de até 30 segundos para compartilhar nas plataformas de vídeo.

Se for flyer, pense em diferentes leitores: No Stories um texto mais instigante, com infos que prendam a atenção e por último a chamada pro post.

No Facebook você pode ser mais livre e compartilhar uma pequena parte do conteúdo presente na íntegra.

Já no Instagram te aconselhamos sempre a compartilhar algo que realmente solucione um problema, aborde uma causa, inspire ou chame a atenção da sua audiência.

Textos no Instagram precisam ser relevantes e adaptados para a plataforma.

Nesta rede os usuários costumam ser mais exigentes com o conteúdo de marcas.


Esperamos que esse post te ajude a perceber que um conteúdo pode ser adaptado para diferentes redes.

Fique à vontade para conversar conosco e conhecer nossos serviços de Social Media.

No Comments

Cancel