Em era de Instagram: Como criar estratégias que não dependam apenas desta rede?

Em era de Instagram: Como criar estratégias que não dependam apenas desta rede?

Às vezes parece que somos reféns do Instagram. Também não é para menos. Especialista em rapidamente lançar novos recursos baseados em concorrentes que começam a se destacar, a rede social é praticamente onipresente e concentra as atenções dos clientes e os esforços dos profissionais de marketing digital.

Para não ficar completamente dependente do Instagram, aí vão algumas dicas para ampliar sua estratégia de marketing digital e sair da mesmice.

Pesquise como marcas se comunicam em outros canais.

Um bom ponto de partida é entender como outras marcas, concorrentes ou aspiracionais, montam sua estratégia de marketing digital. A busca por referências sempre trás muitos insights para desenvolver o seu planejamento. Essa é a hora de abrir a cabeça para outras alternativas e deixar as ideias virem. A mão na massa começa na sequência. 

Veja em qual espaço sua campanha tem um público alvo qualificado.

Entender os hábitos do seu público alvo é sempre importante. Mesmo que o Instagram seja a rede central do momento, você pode estar perdendo a oportunidade de alcançar um público mais específico e qualificado em outros canais. Dependendo do nicho do seu produto, ou serviço, a própria mensagem que você precisa passar, se encaixa muito melhor em outras redes e espaços. 

Não ignore o e-mail!

Achar que o e-mail está ultrapassado é um grande erro. Com as várias ferramentas de automação e personalização disponíveis, o bom e velho e-mail se reinventou como a carta na manga de qualquer funil de vendas. Para uma mensagem continuada, que aos poucos vai desenvolvendo a “relação” com o seu cliente em potencial, não tem nada melhor. Ou será que tem?

Abuse das plataformas de mensagem instantânea.

Se tem um canal que é subvalorizado, é a troca de mensagens instantâneas com o público. Especialmente para estruturas mais enxutas, é uma ferramenta inestimável para se relacionar diretamente com o cliente e até realizar a venda. Não é à toa que o Instagram tem a sua. Escolha a que melhor alcance seu público e comece já os testes. Só não exagere na quantidade de mensagens, sempre esperando uma resposta positiva antes de continuar a conversa.

Onde a sua marca gostaria de estar?

Tire um tempo para refletir e busque analisar onde sua marca gostaria e deveria estar presente, se comunicando com o público. Não é porque todos concentram suas atenções no Instagram, que ele é o melhor canal para você. Pode até ser mais fácil focar só nele, mas para se diferenciar da concorrência, é preciso ir além. 

Se estiver precisando de uma ajuda para desenvolver uma estratégia mista mais abrangente, não deixe de procurar a Métrica. Estamos sempre dispostos a encarar um novo desafio.

Next Article

Tem um livro para divulgar?

No Comments

Cancel