Gerente de Projetos

Gerente de Projetos

7 dicas para ser um bom profissional.

Frequentemente nos perguntam como a Métrica conseguiu se adaptar tão rápido à pandemia. Além de já ter o digital em nosso DNA, o que facilita muito a migração para o modelo officeless, outro de nossos segredos está na gestão de projetos, setor chave para que tudo rode suavemente.

Então vamos conferir algumas dicas para aqueles que querem se desenvolver na área ou estão procurando um profissional com o perfil certo para dar conta do recado.

Organização + Comunicação

Com a grande responsabilidade de coordenar todas as etapas de um projeto, o gerente de projetos é aquele que dá o pontapé inicial e também apaga a luz no final, precisando estar atento a uma infinidade de detalhes e tarefas  nesse caminho. Para que não se perca até lá, a organização é um pré-requisito básico. Listas e modelos organizacionais padronizados, que compartimentalizam as etapas do projeto, são uma ótima forma de controle e ponto de partida. 

Porém, de nada adianta ter o projeto na palma da mão, se os outros membros do time que farão ele acontecer não estiverem alinhados com suas responsabilidades e entregas. Então, uma comunicação clara e objetiva, com espaço para o diálogo e troca de ideias, é o óleo que mantém a máquina da organização bem azeitada e seguindo adiante. 

Foco em Processos

Processo é a principal palavra de ordem na vida de um gerente de projetos. Conhecer e saber lidar com os desafios de todo o ciclo de vida do projeto, respeitando e estando sempre atento para aprimorar os processos universais que fazem os projetos da sua empresa entregarem os resultados almejados, é o que define um bom gerente de projetos.

Olhar Macro (Big Picture)

Pode parecer estranho, mas o gerente de projetos deve exercitar um certo distanciamento do projeto. Isso permite desenvolver um olhar mais crítico e abrangente, capaz de enxergar o grande cenário de oportunidades e desafios que o projeto pode vir a ter.  É uma ferramenta valiosa para ditar as tomadas de decisões e orientar as tarefas da equipe de forma mais certeira.

Aprender a aprender

Por estar envolvido em todo o ciclo de vida do projeto, é demandado do gerente de projetos uma série de conhecimentos e habilidades, que precisam ser rapidamente assimiladas dentro dos sempre curtos prazos de entrega. Quanto mais rápido for esse processo de aprendizado, mais tempo e facilidade para traçar as estratégias que levarão ao sucesso do projeto.

Negociação

Na rotina do gerente de projetos, o controle interno e externo de entregas e prazos ocupam uma grande parte. Como isso sempre envolve terceiros, é vital desenvolver as habilidades de negociação capazes de alinhar da forma mais amigável possível cada etapa do processo. Quer evitar estresse? Aprenda a negociar.  

Microgerência

O gerente de projetos já tem muita coisa com o que se preocupar. Se ele cair na armadilha de querer controlar todos os detalhes das entregas dos outros membros do time, certamente resultará em cansaço e frustração. Motivação e criatividade só vem com liberdade e confiança. Microgerência não!

Paixão!

É meio bobo, mas é verdade e vital. Sem ser apaixonado pelo trabalho, com a energia para inspirar e motivar todos a alcançar os objetivos do projeto, é muito difícil lidar com a enorme responsabilidade e pressão que o cargo carrega.


Claro que não dá para falar desse assunto sem mencionar a nossa gerente de projetos, Ana Furtado, que tem 9 anos de Agência Métrica, bebeu direto da fonte e hoje desemboca nossos projetos com maestria.

Tendências do Marketing Digital para ficar de olho em 2021.

Next Article

Tendências do Marketing Digital para ficar de olho em 2021.

Vamos avaliar algumas tendências que se destacam neste crescimento exponencial do marketing digital em 2021 e precisam estar pelo menos no radar de todos que trabalham na área.

No Comments

Cancel