Tendências do Marketing Digital para ficar de olho em 2021.

Tendências do Marketing Digital para ficar de olho em 2021.

2020 virou o mundo de pernas pro ar, com grandes impactos no mercado e práticas do marketing digital. 2021 continua seguindo a rota nova, concentrando os crescimentos e atenção no duo tecnologia + experiência do cliente.

Vamos avaliar algumas tendências que se destacam neste crescimento exponencial e precisam estar pelo menos no radar de todos que trabalham na área.

+Publicidade e +Diferente

Pode parecer estranho por estarmos em uma grande crise econômica global, mas quem tem condições, está investindo. Com o mercado apertando os cintos, a palavra de ordem é se destacar. Por isso o investimento, além de ter migrado fortemente para o digital, está nas estratégias inovadoras e aprimoramento das equipes e profissionais. 

Com as pessoas em casa, recebendo o tempo todo milhares de estímulos, terá sucesso quem conseguir se diferenciar da multidão. 

Personalização + Padronização

Entre as estratégias que se destacam, a aposta de muitos está em personalizar e mensagem entregue a cada indivíduo, já que o ambiente digital permite uma grande segmentação de gostos e hábitos, ao mesmo tempo que se atenta para uma padronização da linguagem da marca nos multicanais existentes no digital. 

É um pouco estar presente em “todos os lugares” de forma coerente para aumentar as chances de entregar a mensagem, ao mesmo tempo que concentra os esforços com tiros certeiros onde o público mais está.  

Integração ON e OFF

A virada de chave repentina pegou muitos de surpresa. Porém, já está mais claro para as empresas que o digital pode andar junto do tradicional, inclusive servindo como fonte de inputs de dados valiosos. A experiência de compra cresceu. Então é muito importante entender que ela pode tanto começar no físico e terminar no digital, quanto o contrário, demandando analisar o que é mais lucrativo e aderente à estratégia da empresa. 

Negócios Locais + SEO

Para grandes empresas, o marketing digital não é uma novidade. Já os negócios locais foram obrigados a entrar neste universo no susto e se adaptar rapidamente. Como já perceberam que é cada vez mais feroz a concorrência no campo do anúncios, aumenta a atenção dada às boas práticas de SEO.  

Se esse tipo de empresa ainda não se ligou para a importância do bom rankeamento nas ferramentas de busca, a hora é agora. Esse ano, a primeira página do Google será um grande campo de batalhas.

Marketing para +60

A “melhor idade” foi empurrada de vez para o ambiente digital e se tornou um público bastante relevante e atraente. Ainda em fase de aprendizado, conversar com esse público vai demandar uma maior especialização dos profissionais, que entendam suas demandas específicas, evoluam rapidamente com os dados recebidos das primeiras campanhas e se concentrem em educar empaticamente o “novo” consumidor. 

IA + Comandos por Voz

Com mais pessoas no ambiente digital, consequentemente aumenta o volume de dados e a necessidade de organizá-los e compreendê-los. Cresce assim o valor das inteligências artificiais que fazem este tipo de trabalho integrado com as estratégias da companhia. Automação é a chave para acompanhar a alta velocidade do digital.

Como aliados e fontes de inputs, os assistentes por voz se multiplicam nos celulares e casas. Eles ajudam a refinar o conhecimento que se tem do público alvo, ao mesmo tempo que facilitam o processo de compra, se tornando um canal que merece toda a atenção.

Em era de Instagram: Como criar estratégias que não dependam apenas desta rede?

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Às vezes parece que somos reféns do Instagram. Também não é para menos. Especialista em rapidamente lançar novos recursos baseados em concorrentes que começam a se destacar, a rede social é praticamente onipresente e concentra as atenções dos clientes e os esforços dos profissionais de marketing digital.

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