Novo cliente: Start do projeto

Novo cliente: Start do projeto

Esse mês nós iremos compartilhar dicas e ferramentas que vão te ajudar a gerenciar: clientes, projetos e tarefas diárias.

Por isso vamos começar com o Start de um cliente.

Todo cliente que entra na sua empresa tem que enviar, basicamente, as mesmas informações iniciais, correto? Claro que cada cliente é único e cada projeto também, por isso ao longo de reuniões e trocas de e-mails vão surgindo novos ajustes, pedidos e demandas.

Essas informações deveriam estar alinhadas desde o ínicio, mas a maioria das empresas deixam passar.

Vamos te ajudar a organizar a entrada de um novo cliente com dicas simples e práticas. Vamos te mostrar o passo a passo de como fazemos aqui na Agência Métrica. 😉

Comece pelo “começo”

Estruturação de projeto

Sua empresa fechou um novo cliente e agora você precisa estruturar esse projeto. É hora de fazer a leitura do que foi enviado em proposta, documentar os próximos passos e salvar as informações que o cliente já forneceu.

Nessa fase é muito importante usar algum gerenciador de projetos.

Aqui na Métrica nós usamos o Basecamp, se você acompanha nossos posts, possivelmente você já sabe. Um outro gerenciador muito comum e bastante utilizado é o Trello.


Caso você não use nenhum gerenciador vamos te contar os benefícios desta ferramenta:

  • Documentar todos os processos (em um só lugar)
  • Programar tarefas
  • Incluir membros à sua equipe
  • Criar conversas e chats para debater sobre o projeto
  • Acompanhar o andamento do job

E muito mais!

Disparar os pedidos iniciais

Projeto estruturado, documentos organizados e várias demandas surgindo. Esse é o momento de disparar os pedidos iniciais, tanto para a equipe que vai executar as tarefas, quanto para o cliente. Envie um e-mail solicitando tudo que você precisa para iniciar o trabalho.

Dicas:

Evite compartilhar arquivos pelo e-mail, opte por compartilhar via Dropbox, Google Drive, WeTransfer ou qualquer outra ferramenta que você conheça, é muito mais fácil compartilhar com todos os envolvidos no projeto

Organizar tudo que o cliente já enviou

Tudo que você não quer é ter que confirmar informação com o cliente, quando você sabe que já foi passada. Para evitar essas situações organize em pastas tudo o que foi enviado. Fotos, vídeos, documentos, textos, release… Cada item na sua própria pasta.

Explicar o projeto para equipe

Se a sua empresa tem mais membros chegou a hora de reunir a galera e passar o briefing do cliente.

Aqui na Métrica, nós fazemos isso na nossa reunião geral e assim que acaba a Gerente de Contas manda uma mensagem explicando todas as informações para equipe. 

Também usamos o Basecamp (gerenciador de projetos) para essa troca.

Despachar as tarefas

Mão na massa, time!

Depois de ter tudo alinhado, é hora de disparar as tarefas para os responsáveis.

Acompanhar os pedidos e refinar

Se for um cliente mensal, sempre surgirão novas demandas. Para que isso aconteça da forma correta é preciso ter alguém acompanhando esses pedidos e refinando com a equipe.

Na Métrica temos a Gerente de Projetos para cuidar dessa parte e dar suporte para a equipe.


Essas dicas são básicas e o processo para entregar o melhor aos clientes é sempre otimizar o ruído e evitar erros. 

No start do projeto você precisa pedir tudo que for necessário para iniciar essa parceria.

Esperamos que esse post possa te ajudar! 

Qualquer dúvida, fale com a gente! 🙂

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