O valor do E-mail Marketing

O valor do E-mail Marketing

De um lado, a digitalização forçada trazida pela pandemia aqueceu o mercado de marketing digital, criando um animador cenário de oportunidades. De outro, esse aumento do fluxo de anúncios impactou no CPC (custo por clique), tornando mais caro o investimento em ads.

Então, se você agora está no digital, mas não tem tanta verba para investir nos ads, talvez seja a oportunidade perfeita para apostar no bom e velho e-mail marketing. Ferramenta importante de relacionamento com o cliente, uma boa estratégia de e-mail marketing esconde alguns segredos.

Descubra todos e vamos à luta!

Segmentação

Você já deve ter ouvido falar, mas não custa nada reforçar. O e-mail marketing permite uma grande personalização da comunicação e por isso tem diferentes finalidades ao longo do processo de compra. Por isso, é importante conhecer bem o seu público e separá-lo por níveis de interesse e engajamento. Se você quer despertar a curiosidade de um cliente em potencial, certamente não usará a mesma estratégia e mensagem que aplica em clientes recorrentes, por exemplo. Uma boa análise e classificação do seu funil de vendas é uma ótima forma de arrumar a casa e organizar o desenvolvimento da sua relação com o cliente. 

Frequência

Já que o email marketing permite a personalização e segmentação, é hora de tirar proveito disso, mostrando ao consumidor o quanto ele é importante para você. Pelo menos uma vez por semana é interessante que ele receba alguma comunicação sua, independente de haver alguma ação prévia que desencadeie a mensagem. Ofertas exclusivas, newsletters sobre a marca e o mercado, ou mesmo um “oi sumido” ocasional, são ferramentas que cumprem bem o papel. 

Só é lembrado quem está sempre presente! 

Obs: Mas nada de exageros! Ninguém merece receber e-mails diários da mesma marca. Além do grande risco de descadastro, diminui a relevância de cada email, que pode acabar virando só “paisagem” ou ir parar no spam.   

Calendário

Algumas datas são muito importantes para a marca e para o cliente. Além de ajudar a manter a frequência, são ótimas para estreitar a relação e mostrar criatividade e inovação. Pode soar banal, mas quem não gosta de receber uma mensagem de feliz aniversário, ou ser parabenizado no dia da sua profissão? Só não pode confundir as mensagens e os segmentos, ou o tiro sai pela culatra. Aproveite que o calendário é praticamente fixo e monte com atenção e antecedência um plano de ativação para o ano todo.

Remarketing²

E-mails diários não solicitados estão proibidos, já e-mails desencadeados por alguma ação do cliente, independente da frequência, são o verdadeiro pulo do gato. Como uma valiosa ferramenta complementar de construção de relacionamento, os e-mails de remarketing devem reforçar benefícios, antecipar possíveis dúvidas e/ou críticas e continuar a comunicação iniciada nos ads, redes sociais, landing pages e hotsites. 

Com plataformas de automatização e segmentação cada vez mais acessíveis (ex: Leadlovers e RD Station) não é tão difícil criar uma trilha de e-mails que vai ajudar a manter o interesse ao longo de todo o processo de compra, com maiores chances de conversão no final. Sem falar que uma boa seleção de e-mails automáticos, pensados para complementar as mais variadas formas de interação da pessoa com a marca, passam a imagem de profissionalismo e a sensação de estar recebendo atenção, que o cliente certamente valoriza.

Acompanhamento

Além da automatização, as plataformas especializadas de e-mail marketing também disponibilizam uma infinidade de informações valiosas, com métricas segmentadas para todos os fins e estratégias imagináveis. Isso permite o acompanhamento permanente e ajustes necessários no plano de comunicação. Ao analisar o desempenho dos e-mails, como taxa de abertura e clique nos links, é possível extrair insights importantes para todo o plano de marketing e adaptar com agilidade outros recursos, como os próprios ads. 

Também faz parte do acompanhamento a prática da reativação. Se alguém deixou de seguir o caminho pensado para a concretização da compra, é vital entender porque e trazê-lo de volta. Ou então entender que talvez não valha a pena continuar investindo naquele cliente. De qualquer forma, o refinamento fortalece o plano como um todo e economiza tempo valioso.

Memes pra que te quero!

Next Article

Memes pra que te quero!

No Comments

Cancel