Passo a passo: Como realizar pagamentos pelo WhatsApp.

Passo a passo: Como realizar pagamentos pelo WhatsApp.

Edit: Novidade foi anunciada pelo Facebook, mas BC (Banco Central) quer avaliar riscos concorrenciais e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Leia a matéria.

O recurso começou a ser disponibilizado gradualmente ontem e segundo o WhatsApp “futuramente todos os usuários no Brasil poderão aproveitar seus benefícios”. Vale mencionar que o Brasil é o primeiro país no mundo a utilizar o recurso.

Pessoas físicas e pequenas empresas poderão enviar dinheiro por meio do WhatsApp no Brasil. A transação é realizado diretamente nas conversas do aplicativo via Facebook Pay.

Para utilizar a novidade será necessário ter um cartão de débito ou crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitido pelo Banco do Brasil, Nubank ou Sicredi. Em breve mais instituições financeiras estarão liberadas para utilizar o recurso.

Taxas

Não haverá cobrança de taxas para consumidores enviar dinheiro ou realizar pagamentos, já para pessoas jurídicas haverá uma taxa de processamento de 3,99% para receber pagamentos de clientes.

Como utilizar a plataforma Facebook Pay

O usuário precisa cadastrar seu cartão na plataforma e escolher uma senha numérica (PIN) de seis dígitos como proteção ou usar biometria e reconhecimento facial para autorizar transações na ferramenta.

Como enviar dinheiro via WhatsApp?

  1. Dentro de uma conversa, toque no ícone de clipe de papel e escolha a opção Pagamento;
  2. Insira o valor e escolha o cartão que será utilizado;
  3. Toque em Apagar para confirmar a transação e insira seu PIN do Facebook Pay.
  4. Para receber o dinheiro você deverá estar cadastrado no Facebook Pay.

Gostou dessa novidade?
Compartilhe com amigos e empreendedores que você conhece!

No Comments

Cancel